domingo, 17 de fevereiro de 2013

POESIA: POBRES HOMENS – RCTR 2005




Dizem que o ser humano é cego porque não vê.
Que é surdo porque não ouve.
Que é mudo porque não fala.
E quando ele erra, o que é?
Errado?
Não, é simplesmente burro.
E quando chora, o que é?
Sensível?Pode ser hipócrita.
O ser humano pode ser tantas coisas,
tantas as quais ele imaginar.
Elepode se cobrir de disfarces e soar falso diante de alguém,
pode parecer bom, gentil e amável
E nãoser nada disso.
Pode machucar seu irmão, seu parente, um amigo,
Por motivos inimagináveis e os quais somente ele conhece.
O ser humano pode ter fala mansa para abrandar um coração
Mas acusado diante de qualquer situação
Ele se torna outro e se vinga.
Por que coisas assim acontecem?
Por que o ser humano criado por Deus pode ser tantas vezes tão desumano?
Às vezes,pode ser um castigo mandado por Deus, já que inúmeras vezes
esse mesmo ser humano ousou ser maior e melhor do que o próprio Deus,
seu próprio pai que o criou.
Contudo,receio dizer que Deus não perderia seu tempo
machucando seus filhos. O que ele faz sutilmente é nos pôr à prova
e como nós não sabemos ou não acreditamos, caímos, sofremos e choramos.
Àsvezes eu queria entender tantas coisas:
Queriaparar de ter pena do meu próximo,
desentir sentimentos ruins oriundos de discussões sem pé nem cabeça,
queria amar sem medida muito mais do que já amo as pessoas
Pena,que a mão que te acaricia é a mesma que um dia te apedreja
Por queserá que somos assim?
Animais irracionais?
O homem mata o próximo e sente prazer com isso
Para mim, o homem é a coisa mais complexa que existe no planeta.
E como entender, suportar, aceitar, perdoar, cativar ou amar tantos homens, pobres homens?
A humanidade dia a dia me surpreende e me deprime. Me deixa triste e solitária.Cada dia mais peço forças para não sucumbir com as loucuras do mundo e dospobres homens ao meu redor. Pobres coitados, são fracos de espírito, são pobresde alma e por isso...
Padece me padecem tanto.

Eu, no entanto, reviso e revejo cada capítulo, cada episódio de minha vida para não ficar que nem esses pobres homens. Enquanto eu for altruísta, acreditar no amanhã e tiver esperanças jamais serei como esses pobres homens. Isso eu garanto.



 

Nenhum comentário: