quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A SÃO LUÍS DE HOJE... - by RCTR 2009

A São Luís de hoje...
"I DON'T BELIEVE"
Não se parece com a "Jamaica Brasileira"
Não tem nada da "Atenas Costumeira"
e muito me admira: Minha cidade está virando uma orgia.
Porcaria! Não temos democracia, nem cidadania.
A violência nos empurra ladeira abaixo todo dia.
A hipocrisia nos acusa de desmandos e baixaria.
Seria tudo isso culpa minha?
Não! Eu sou apenas uma pequena menina,
que escreve versos, buscando uma melhoria.
Não tenho superpoderes,
nem sou a Mulher Maravilha.
Só tento da forma mais tacanha que conheço,
Escrevendo em folhetos,
Inventando heróis que não entendo
e heroínas que eu rejeito...
Abolir essa imagem de cidade pobre
Do terceiro mundo, que não tem mais jeito
MENTIRA!
Minha cidade ainda respira...
“Com seus passos lentos e breves”
“Tem sereia na ponta d'areia”
A São Luís de hoje...
A São Luís que eu vejo:
Tão cheia de buracos
mal cuidada,
jogada e açoitada
por negros e brancos
que não ligam...
Estão cagando para os escombros
que São Luís apresenta...
Fazem minha cidade,
rica em beleza
Feder
Todo mundo só rouba.
Os governantes jogam com nosso dinheiro,
e as drogas rolam em becos estreitos,
e os jovens compram se matando
por falta de gritos corriqueiros.
Mães não conversam com seus herdeiros
Pais não têm tempo para baderneiros
E os nossos elitizados roqueiros
Não são ouvidos, nem entendidos
Não são vistos, mal compreendidos
se matam... cometem suicidios
são todos um bando de foragidos.
A São Luís de hoje...
Está perturbada.
A arte não é utilizada.
Também nunca foi benvinda.
Quem diria!
Nós vivemos uma mentira deslavada.
Música não cresce, nem germina
Não dá frutos, é tolhida
pelos grandes que esbravejam:
- Nossa cidade jaz fudida.
Teatro é para amadores
Não temos escritores
Tenho pena de nossos...
espetáculos sem expectadores
Nossa sociedade
é só festa e glaumor.
Nossos jovens
um bando de drogados e bebuns.
Poucos são aqueles que fazem
algo pela “Minha cidade”
que deveria ser “Nossa cidade”
preferimos ao invez disso
ficarmos agarrados a tanta promiscuidade.
Nós já passamos da idade...

A São Luís de hoje...
mergulhada... em arte, teatro,pintura, poesia e música
É supervisionada por jovens
que tem titica de galinha na cabeça
Desse jeito onde iremos parar?
Quem poderá nos salvar?
“Minha cidade caminha
Com seus passos lentos e breves
Onde quem menos sonha, escreve versos...”
Tentando mostrar algo.
Em minha cidade tem...
Homens que agarram outros homens
Mulheres que se beijam com mulheres
E não é que eu tenha algo contra
Com o que não é da minha conta
Mas, vamos dá um tempo para essa “Paulicéia Desvairada”
Pois a cidade... onde fica? Jaz à toa.
Perdida com seus devaneios...
com seus preconceitos...
com seus habitantes...
que se acham tão maneiros.
Me indigno diante de tantos erros provenientes
Erros de outros tempos...
erros... de nós todos
seus bandos de fuleiros
Sutilmente peço desculpas
Mas, os meus versos não querem agredir ninguém
Tais versos, só querem chamar a atenção de alguns...
Porém,não nego...
Não consegui assistir a tudo isso que eu vejo
De olhos fechados e boca calada
Isso não combina com a vertente revolucionaria
Que trago em mim.

A São Luís de hoje...
fervilha em maluquices
somente isso.
Respira uma putaria
e ainda se acha uma ilha
banhada em alegria
Fala sério, para eu não rir.
A São Luís de hoje...
sufoca minha arte
meus versos... que a envaidecem
Apesar de tudo isso...
EU AMO DE PAIXÃO
minha “ilha magnética” tão querida
A SÃO LUÍS DE HOJE...
que faz parte de tudo
especialmente da minha vida
Me ouça... pois eu quero que você saiba...
SÃO LUÍS, eu te amo para sempre
você vive em mim eternamente
mesmo afundada em uma merda
que escorre na minha frente, portanto...
eu rezo para que tudo mude , de repente...
Um dia tudo isso... tenho certeza
muda para melhor, não é minha gente?

2 comentários:

Marta Macêdo disse...

Olá meninas! O conteúdo do blog de vocês é para reflexão... adorei mesmo! Em especial este post sobre o qual comento, era exatamente isso que eu pensava quando saí neste dia da Praia Grande, lá do Ccocf... tenho esperanças que mude mesmo! hehehehe

Espero poder encontrá-las novamente por ae! Continuem ou avancem cada vez mais neste bom trabalho que já fazem! um grande beijo!

Mãos em Poesias aos Ventos... disse...

Mas a nossa querida São Luis ainda tem o seu pedaço da sua história e conservação...